Causadores

A alergia é definida como uma resposta a determinados alérgenos ou antígenos (molécula que causa uma reação com uma resposta imune específica) do meio ambiente e ocorre devido à hipersensibilidade do sistema imunológico. O desenvolvimento de doenças alérgicas é complexo, envolvendo componentes genéticos e ambientais, sendo a sensibilidade a alérgenos variável entre os organismos.

Alérgenos

Alérgenos ou antígenos são substâncias capazes de induzir uma reação de hipersensibilidade (reação alérgica) em pessoas suscetíveis. Esta reação envolve o reconhecimento do alérgeno como uma substância "estranha" ao organismo no primeiro contato. Nas exposições posteriores, o sistema imunológico reage, liberando substâncias que resultam em sintomas alérgicos.



Haptenos

Haptenos (antígenos incompletos) são moléculas que por si só não induzem resposta imunológica, mas quando ligados às proteínas carreadoras do organismo, tornam-se antígenos completos e assim desencadeiam uma resposta imunológica, provocando reações alérgicas, como a dermatite de contato.


Principais alérgenos

Veja abaixo os dois principais grupos de substâncias alérgicas que separamos entre naturais e partes de produtos industrializados.

Alérgenos naturais


Ver mais

Produtos industrializados


Ver mais

Precisa de suporte? Ligue:

(11) 5579-9622


Equipe técnica capacitada para atender médicos, clínicas e pacientes.


Fale conosco
BUY NOW
×

Powered by WhatsApp Chat

× Atendimento Pacientes