Teste Intradérmico

O teste intradérmico é utilizado na prática clínica para complementar o teste de puntura ou quando este for negativo. Esta via de administração tem melhor reprodutibilidade, alta sensibilidade e pode dar mais reações adversas que os testes de puntura.

O teste intradérmico tem ampla utilização e avaliação: hipersensibilidade mediada pela IgE (tipo I ou reação anafilática); hipersensibilidade mediada por anticorpos IgG (reação por imuno-complexos tipo III ou reação de Arthus); sensibilidade mediada por linfócitos T (reação tardia ou tipo IV de Gell-Coombs).

Teste intradérmico para hipersensibilidade imediata (IgE) é simples e rápido (leitura 15 a 20 min.); específico e mais sensível que o teste de puntura; pode provocar reação adversa local e/ou sistêmica (mais frequente que o prick test).

O objetivo é avaliar a sensibilidade alérgica que auxilia a identificar a causa da alergia e determinar as opções de tratamento específico.

A indicação de testes alérgicos por via intradérmica para as doenças alérgicas mediadas pela IgE é com o uso de alérgenos como os ácaros, fungos, epitélios, baratas, polens e insetos.

Na suspeita de doenças alérgicas mediada pela IgE, o teste intradérmico é utilizado na prática clínica para complementar o teste de puntura ou quando este for negativo. É mais sensível, porém com maior risco de reação local e/ou sistêmica. O antígeno é injetado, via intradérmica, através de seringa e agulha apropriadas.

Materiais para teste intradérmico: selecionar os alérgenos e os controles negativo e positivo (histamina). A concentração varia de 1:10 até 1:1.000 em relação ao teste de puntura (prick-test), seringas descartáveis (1 mL) com agulha curta e fina.

O local apropriado de aplicação é a face extensora do braço e região volar do antebraço. Limpar a pele com álcool 70% e demarcar a pele com caneta dermográfica (distância 2 a 4 cm) para localização de cada alérgeno a ser testado. Injetar 0,01 a 0,05 mL de cada antígeno (ao lado dos locais demarcados). Evitar: aplicação subcutânea, extravasamento de líquido ou sangramento. Este teste intradérmico é indicado para avaliar sensibilidade de doenças alérgicas mediadas pela IgE (hipersensibilidade imediata), principalmente quando o teste de puntura for negativo (intradérmico tem melhor reprodutibilidade) e/ou utilizado para os testes titulados para determinados alérgenos (exemplo: veneno de insetos).

A leitura é de 15 a 20 minutos, igual ao teste por puntura (prick test), assim como a reatividade cutânea.

O resultado é de acordo com o diâmetro médio das pápulas, calculado em milímetros, conforme a equação D1+D2 / 2, onde D1 é o maior diâmetro da pápula obtida e D2 é o diâmetro perpendicular medido a partir da metade de D1.


Precisa de suporte? Ligue:

(11) 5579-9622


Equipe técnica capacitada para atender médicos, clínicas e pacientes.


Fale conosco
BUY NOW
× Atendimento Pacientes