Teste de Puntura (Prick Test)

O teste cutâneo por puntura (Prick Test) é indicado quando houver história clínica e necessidade de avaliar a sensibilidade alérgica, em doenças mediadas pela IgE. Auxilia na identificação da causa que deve estar relacionada com as manifestações clínicas.

Os Extratos para teste por puntura (prick test) são manipulados para uso pelo especialista no próprio consultório médico.
Estes testes cutâneos devem ser relacionados com a história clínica, o exame físico e a exposição à substância suspeita como desencadeante da crise alérgica.

O teste de puntura (prick test) é um método rápido, de fácil execução, com boa sensibilidade e especificidade, eficiente e com boa reprodutibilidade. A leitura do resultado se faz entre 15 e 20 minutos após a aplicação do teste.

A indicação dos testes alérgicos por puntura (prick test) é para as doenças alérgicas tipo I ou mediada pela IgE e suspeita de alergias por ácaros, fungos, epitélios, barata, polens, insetos, alimentos, látex.

- Suspender medicações que possam interferir nos resultados dos testes alérgicos por puntura (prick test).

- No local do teste a pele não deve estar lesionada ou com dermografismo.

- Materiais necessários: extratos alergênicos, solução salina glicerinada (controle negativo), histamina (controle positivo), lancetas ou puntor, algodão e álcool etílico ou isopropílico a 70% e caneta de ponta fina para delimitação dos resultados positivos.

- No local da aplicação dos testes (em geral, antebraço e região volar), fazer assepsia com álcool 70%.

- Pingar uma gota de cada substância a ser testada, na pele (epiderme) observando um intervalo mínimo de 2 cm entre elas.

- A pele é então perfurada através da gota com uma lanceta ou puntor, fazendo-se pressão suficiente para que a ponta penetre na pele, sem sangramento.

- Para retirar o excesso do alérgenos na pele, utilize gaze ou papel toalha.

- Após este procedimento, aguardar o tempo necessário para a leitura e resultado.

- A leitura é realizada após 15 a 20 minutos.

- São considerados positivos os testes cujas pápulas apresentem diâmetro igual ou superior a 3mm, após desconto do diâmetro do controle negativo, quando este ocorrer.

- As pápulas obtidas são delimitadas com uma caneta de ponta fina.

- Resultados em milímetros: média dos diâmetros ortogonais da pápula.

- Calcular o diâmetro médio das pápulas em milímetros, conforme a equação D1+D2 / 2, onde D1 é o maior diâmetro da pápula obtida e D2 é o diâmetro perpendicular medido a partir da metade de D1.


Precisa de suporte? Ligue:

(11) 5579-9622


Equipe técnica capacitada para atender médicos, clínicas e pacientes.


Fale conosco
BUY NOW
× Atendimento Pacientes